Historia da dança

  • 9000 BCE

    Danças primitivas - Eras paleolítica e mesolítica

    Danças primitivas - Eras paleolítica e mesolítica
    dança diretamente relacionada à sobrevivência, homens vivendo em tribos isoladas e se alimentando da pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais de dança para impedirem eventos naturais de prejudicar essas atividades.
  • 6500 BCE

    Danças primitivas - Período neolítico

    Danças primitivas - Período neolítico
    Nesse período ocorreu a revolução agrícola, dentre as suas características temos a domesticação dos animais. Os rituais e oferendas era para festejar o plantio, celebrar a colheita e a fertilidade dos rebanhos.
  • 5000 BCE

    Danças milenares - Egito

    Danças milenares - Egito
    Nessa época as danças no Egito tinha um olhar mais sagrado e eram executadas em homenagem aos deuses.
  • 2000 BCE

    Danças milenares - Índia

    Danças milenares - Índia
    As danças na índia têm a origem por causa da deusa Shiva. Com suas danças peculiares os hindus procuravam conexão com a mãe natureza. Apresentavam movimentos de certo modo bem elaborados com movimentos de pescoço, boca, mãos, ombros e pés.
  • 700 BCE

    Danças milenares - Grécia

    Danças milenares - Grécia
    A dança na Grécia, sempre teve um caráter mais religioso. Cidadãos gregos acreditavam no poder de danças mágicas, desse modo, a dança era muito valorizada nesse lugar e nessa época.
  • 476 BCE

    Danças milenares - Idade média

    Danças milenares - Idade média
    A idade média foi para a história da dança como um período contraditório, a igreja se tornou autoridade constituída e por isso foi considerada proibida, pois era bastante vista atrelada com o pecado
  • 1401

    Danças milenares - Renascimento

    Danças milenares - Renascimento
    A renovação de muitas áreas da vida como sociedade foram se atualizando, de modo social e cultural. Por conta disso, os ricos para ostentar suas riquezas começaram a fazer festas com grandes momentos de entretenimento e a dança se envolveu diretamente nisso.
  • 1501

    Carnaval

    Carnaval
    O carnaval veio ao Brasil por meio dos portugueses durante o período das colônias, manifestando de uma maneira mais voltada para a brincadeira popular, o surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a democracia da dança, assim chegando aos pobres.
  • Danças Gaúchas

    Danças Gaúchas
    Uma representação cultural da região sul do Brasil. Temos o fandango como uma dança bem típica, que é oriunda da Espanha, essa vinda de danças ocorreu por conta da colonização europeia. Essas danças tem um caráter de movimentos mais rápidos e sapateado mais forte
  • Ballet

    Ballet
    Nasceu nas festas da aristocracia, tem um caráter mais leve e gracioso.
  • Balé Romântico

    Balé Romântico
    Modificou-se ao longo do tempo. Agora com a sua evolução, buscava criar uma ilusão de mundo, esboçava a ideia de concepções mais românticas. A mulher virou a grande parte dessa dança, tendo muito mais importância por ela ser elevada a parte principal e o homem para exalta-la.
  • Dança moderna

    Dança moderna
    Nesse período da história da dança, o que vai separar o clássico do moderno, não é apenas a técnica, mas, também, a sua elaboração. Os dançarinos tiveram mais liberdade para se expressarem, sem muita importância da técnica.
  • Dança Neoclássica

    Dança Neoclássica
    É a forma de dança inspirada por movimentos e a aparência do balé clássico. Desde o começo divergiu da coreografia e da estética clássica para criar novos trabalhos.
  • Dança contemporânea

    Dança contemporânea
    Tem a característica de propor intensas inovações e experimentações coreográficas, corpos não tem um padrão, o bailarino tem bastante liberdade para se expressar e para usar figurinos diversos.
  • Funk Brasileiro

    Funk Brasileiro
    Surgido do soul music, o funk chega ao Brasil por meados do fim dos anos 70 e começou na zona nobre do Rio de Janeiro.
  • Funk nas periferias do Brasil

    Funk nas periferias do Brasil
    O funk teve um crescimento nas regiões mais pobres do Brasil por conta do adote dessa cultura, assim sendo implementada essa cultura em casas noturnas, academias e vários outros lugares, com a visão do funk de hoje, há um nicho bastante diversificado e sem muita relação de classes econômicas. Hoje o funk usa bastante o quadril e o bumbum nas danças da parte feminina e os passinhos na forma masculina.