Desastre de Chernobyl

By Lelou
  • Início do desastre de chernobyl

    Início do desastre de chernobyl
  • Evacuação de Pripyat

    Evacuação de Pripyat
    Nas primeiras horas da manhã de 27 de abril foi ordenada a evacuação de Pripyat; frotas de ônibus começaram a chegar para a evacuação. Os cidadãos começaram a ser retirados e foram informados que eles tinham apenas alguns minutos para evacuar e podiam levar pouquíssimos pertences por pessoa, então a maioria das pessoas deixou para trás boa parte dos seus bens pessoais.
    Evacuação de Pripyat
  • Detecção de Radiação na Suécia

    Detecção de Radiação na Suécia
    Duas estações de monitoramento de radiação na Suécia detectaram níveis de radiação excessivos. Assim, os suecos começaram a investigar a fonte da contaminação. A pressão sobre a União Soviética aumentou assim que a Suécia declarou publicamente que havia um problema grave.
    O governo soviético formou uma comissão para controlar a dispersão radioativa e mobilizou cerca de 800 mil pessoas, conhecidas como "liquidadores", para minimizar os danos.
    (28 de abril de 86)
  • Informação Internacional

    Informação Internacional
    O governo soviético foi obrigado a fornecer informações devido à pressão internacional. O alerta de radiação na Suécia aumentou a divulgação de dados.
    (28 de abril de 86)
  • Minimização Inicial

    Minimização Inicial
    O governo soviético minimizou a gravidade do acidente nos primeiros dias, usando informações controladas e escassas.
    (Fim de abril de 86)
  • Expansão da Zona de Exclusão

    Expansão da Zona de Exclusão
    O governo soviético criou uma zona de exclusão, a qual incluía locais que apresentavam alto risco para a presença humana. Com isso, tudo em um raio de 30 km de distância da usina de Chernobyl foi evacuado.
    (Início de maio de 86)
  • Reação Internacional

    Reação Internacional
    A preocupação com a possibilidade de contaminação radioativa levou os países europeus a exigir explicações do governo soviético. A comunidade internacional solicitou muita informação antes dessa revelação.
    (Maio de 86)
  • Construção Sarcófago

    Construção Sarcófago
    Em uma resposta imediata à radiação, um sarcófago de concreto foi construído para selar o reator danificado.
    Construção do Sarcófago
    (Maio a novembro de 86)
  • Relatórios e Dados

    Relatórios e Dados
    A partir desse ponto, o governo soviético começou a divulgar informações sobre as medidas tomadas para conter os níveis de radiação. A transparência aumentou quando organizações internacionais como a AIEA passaram a monitorar e reportar as circunstâncias.
    Falta de Informação: Muitos países não tinham informações suficientes para proteger suas populações, o que aumentou a desconfiança e os riscos de saúde pública devido à resistência inicial em fornecer informações detalhadas.
  • Fim da União Soviética e Gorbachev

    Fim da União Soviética e Gorbachev
    Nas questões políticas, o acidente de Chernobyl reforçou as medidas do governo de Mikhail Gorbachev (então presidente da URSS) de realizar o desarmamento nuclear da União Soviética. Além disso, o acidente também contribuiu para o fim da União Soviética.
    Como a União S. tentou esconder o maior acidente nuclear
    (86 em diante)