O condado portucalense thumb[4]

A Formação de Portugal

  • 1128

    Batalha de São Mamede

    Batalha de São Mamede
    Foi um confronto decisivo travado em Guimarães entre o Condado Portucalense, liderado por D. Afonso Henriques, e o Reino da Galiza, comandado por sua mãe, Teresa de Leão e o conde galego Peres de Trava. D. Afonso Henriques saiu vitorioso assegurando assim a independência de Portugal.
  • 1143

    Tratado de Zamora

    Tratado de Zamora
    Na cidade de Zamora assinou-se o diploma de paz entre Afonso VII, rei de Galiza, Castela e de Leão e o seu primo D. Afonso Henriques, na altura, ainda conde de Portucale. Tinha como objetivo alcançar a paz e também solucionar os seus conflitos. Este tratado levou D. Afonso VII a reconhecer a independência de Portugal.
  • 1179

    Bula Manifestis Probatum

    Bula Manifestis Probatum
    A Bula foi entregue pelo Papa Alexandre III com o reconhecimento da Independência de Portugal e D. Afonso Henriques rei do mesmo. Para isso, D. Afonso Henriques comprometeu-se a dar 11 onças de ouro ao papa como pagamento. A bula ofereceu também a proteção direta do papa sobre o novo reino.
  • 1249

    Fim da Reconquista

    Fim da Reconquista
    A reconquista de Portugal terminou com a conquista definitiva da cidade de Faro, feito alcançado pelas forças de D. Afonso III. Esse longo e não linear processo contra os mouros, teve um fator essencial na vitória do lado cristão: os cruzados que forneceram auxílio por ordem do Papa.
  • 1297

    Tratado de Alcanises

    Tratado de Alcanises
    Foi um acordo de definição de fronteiras entre o rei de Portugal, D. Dinis, e o rei de Leão e Castela, D. Fernando. Tinha como objetivo definir oficialmente os territórios de forma justa, de maneira a evitar conflitos e disputas territoriais entre os dois reinos. Algumas das divisões marcadas na altura ainda se mantêm, como por exemplo Campo Maior e Ouguela.