Microsoft

Sistemas operacionais da Microsoft

  • Windows 1

    Windows 1
    Aqui começa a história da Microsoft com seus sistemas operacionais Windows. A primeira versão foi lançada em novembro de 1985 e foi a tentativa inicial da companhia em entregar uma interface gráfica em 16 bits.
    O Windows 1 foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema. Apesar disso, a Microsoft já havia colocado suporte ao mouse, incluindo também um jogo para “ensinar” as pessoas a utilizarem esse novo periférico.
  • Windows 2

    Windows 2
    A grande inovação desse software era a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras, funcionalidade que parece piada nos dias de hoje.
    Também foi incluída a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas; além disso, o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema, também fez a sua estreia no Windows 2. Outras duas ferramentas que apareceram debutaram nessa versão e permanecem até hoje, são elas o Word e o Excel — pertencentes ao Pacote Office.
  • Windows 3

    Windows 3
    Lançado em 1990, ele veio com uma interface reformulada, delineando o padrão visual que convivemos por muitos anos até a chegada do Windows 8. Além do visual renovado, ele trouxe diversas melhorias como suporte a drives de CD e placas de som, além de vir pré-instalado em discos rígidos, ocupando "monstruosos" 5 MB. Além disso, o Windows 3.0 introduziu softwares importantes como o Bloco de Notas, um editor de texto e o clássico Paciência.
  • Windows 3.1

    Windows 3.1
    O Windows 3.1 precisou ser separado do 3 por causa de suas atualizações significativas. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação.
    O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão do sistema operacional da Microsoft.
  • Windows 95

    Windows 95
    Surigiram o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas tão familiares para todos nós. O Windows 95 também inaugurou o conceito de “plug and play”, facilitando para quem precisasse utilizar um periférico diferente.
    Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia, mas chegou apenas em um pacote adicional lançado depois A arquitetura de 32 bits também começou a aparecer nesse SO, e o MS-DOS ainda era necessário para executar uma série de funções do sistema e acessar muitos de seus recursos.
  • Windows 98

    Windows 98
    Foi construído sobre a versão anterior e trouxe uma série de novidades. Entre elas estão o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player. Introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado, dando início a uma adoção generalizada desse formato.
  • Windows ME

    Windows ME
    Foi a última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada por muitos como a pior de todas.
    O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition. O recurso de autocompletar também fez a sua primeira aparição nesse sistema operacional, mas isso não foi suficiente para salvá-lo das críticas por causa dos bugs e problemas de instalação que apresentava.
  • Windows XP

    Windows XP
    Alguns argumentam que esta seja a melhor versão do sistema operacional da Microsoft. Ela foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, recebendo suporte até o mês de abril de 2014 anos após a sua estreia no segmento.
    O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou usuários ao redor do mundo.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    Lançado em 2007, o Windows Vista foi um dos maiores fiascos da empresa. Apesar de ter um visual bastante refinado, com transparências e efeitos especiais em 3D, o sistema não decolou por causa de inúmeros atrasos e problemas técnicos. Além disso, ele não oferecia nenhuma vantagem significativa sobre o Windows XP, que ainda era muito bom e confiável.
  • Windows 7

    Windows 7
    Vencendo com facilidade a liderança de sistemas operacionais mais utilizados do mercado, o Windows 7 disputa o topo do ranking na preferência de usuários com o XP. Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar.
    Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7, isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software
  • Windows 8

    Windows 8
    Em 2012, a Microsoft colocou os pés pelas mãos em uma aposta que não deu muito certo: eliminou o Menu Iniciar e empurrou goela abaixo dos usuários os "Live Tiles", quadrados vivos que continham programas e exibiam informações relevantes em tempo real, em uma interface voltada para dispositivos com tela sensível ao toque;a falta do Menu Iniciar deixou muita gente perdida, o que contribuiu para a alta taxa de adoção do Windows 7. Resultado: o Windows 8 foi um fiasco.
  • Windows 10

    Windows 10
    O Windows 10 chegou como a promessa da Microsoft para introduzir aos usuários o sistema operacional do futuro. Com ele, a empresa não apenas resolveu os problemas do Windows 8, mas criou uma nova rotina de atualizações e distribuições.
  • Windows 11

    Windows 11
    O CEO da Microsoft definiu a novidade como uma das “maiores atualizações da década”.As primeiras mudanças podem ser encontradas na tela de boot. O som de inicialização é totalmente novo e o logo do Windows passou a ser simétrico. O visual está mais redondo, seguindo a tendência do macOS e de algumas distribuições Linux. Janelas estão com bordas aparadas, e o menu de contexto também foi afetado pela mudança.