Inovacoes das IAs

  • O Modelo de McCulloch & Pitts (1943)

    O Modelo de McCulloch & Pitts (1943)
    De acordo com esse modelo cada entrada de dados possui um peso que determina o valor a ser disparado pelos neurônios,sendo 1 se atingir um valor limiar e 0 se não o atingir Neurônio Artificial
  • Regra de Hebb (Donald Hebb)

    Regra de Hebb (Donald Hebb)
    Se dois neurônios em cada lado de uma conexão são ativados simultaneamente, então a “força” daquela
    sinapse deve ser aumentada.
    Regra de Hebb
    http://www.inf.ufsc.br/~mauro.roisenberg/ine5377/Cursos-ICA/DM-perceptron.pdf
  • Teste de Turing (Alan Turing)

    Teste de Turing (Alan Turing)
    Consiste em um "Jogo de imitacoes" em que a maquina tenta imitar as acoes de um humano https://www.feg.unesp.br/Home/PaginasPessoais/CristovaoCunha/ai-alan-turing.pdf
  • Inicio Dos Estudos de IA

    O estudo da A.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon. https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm
  • O Primeiro Simulador de Cadeia Neural

    O Primeiro Simulador de Cadeia Neural
    A construção da primeira maquina de cadeia neural (Stochastic Neural Analogy Reinforcement Computer) https://innovbest.com/a-origem-da-inteligencia-artificial-ai-artificial-intelligence/
    https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/rna/historico.html
  • Lisp

    Lisp
    McCarthy definiu a linguagem de alto nível Lisp,
    que acabou por se tornar a linguagem de programação dominante na IA pelos próximos 30 anos. Com
    o Lisp, McCarthy teve a ferramenta de que precisava, mas o acesso a recursos de computação
    escassos e dispendiosos também era um sério problema.
  • Algoritmos Geneticos

    Algoritmos Geneticos
    Os primeiros experimentos de evolução automática (agora chamados algoritmos
    genéticos) (Friedberg, 1958; Friedberg et al., 1959) se baseavam na convicção sem dúvida correta
    de que, realizando-se uma série apropriada de pequenas mutações em um programa em código de
    máquina, seria possível gerar um programa com bom desempenho para qualquer tarefa simpleshttps://sites.icmc.usp.br/andre/research/genetic/#hist
  • Perceptron (Frank Rosemblatt)

    Perceptron (Frank Rosemblatt)
    Um Perceptron (Representação simples de uma rede neural) é um modelo matemático que recebe várias entradas, x1, x2 e produz uma única saída binária
  • GPS (Newell e Simon)

    GPS (Newell e Simon)
    O solucionador geral de problemas (GPS – General Problem Solver) tinha como objetivo “simular a mente humana” por meio de solucionadores gerais de problemas e lógica https://iaexpert.academy/2016/08/30/historico-da-ia-solucionador-geral-de-problemas-gps/
  • MicroMundos (Minsky)

    Problemas em um contexto limitado,
    mas que precisam de inteligência
    para serem resolvidos
    O mais famoso micromundo foi o mundo de blocos, que consiste em um conjunto de blocos sólidos
    colocados sobre uma mesa (ou, com maior frequência, sobre a simulação de uma mesa),uma tarefa típica nesse mundo é reorganizar os blocos de certa maneira, utilizando a
    mão de um robô que pode erguer um bloco de cada vez
    https://www.ic.unicamp.br/~ffaria/ia1s2017/class01/class01-IntroducaoeHistorico.pdf
  • Fundação do laboratório de IA em Stanford

    Fundação do laboratório de IA em Stanford
    Em 1963,
    McCarthy fundou o laboratório de IA em Stanford. Seu plano de usar a lógica para construir o
    Advice Taker definitivo foi antecipado pela descoberta feita por J. A. Robinson do método de
    resolução (um algoritmo completo para demonstração de teoremas para a lógica de primeira ordem;
    consulte o Capítulo 9
  • Descoberta do método de resolução

    Um algoritmo completo para demonstração de teoremas para a lógica de primeira ordem BREWKA, Gerd. Artificial intelligence—a modern approach by Stuart Russell and Peter Norvig, Prentice Hall. Series in Artificial Intelligence, Englewood Cliffs, NJ. The Knowledge Engineering Review, v. 11, n. 1, p. 78-79, 1996.
  • A ilusão do poder computacional ilimitado

    Antes do
    desenvolvimento da teoria de complexidade computacional, era crença geral que o “aumento da
    escala” para problemas maiores era apenas uma questão de haver hardware mais rápido e maior
    capacidade de memória. Por exemplo, o otimismo que acompanhou o desenvolvimento da prova de
    teoremas por resolução logo foi ofuscado quando os pesquisadores não conseguiram provar teoremas
    que envolviam mais que algumas dezenas de fatos. http://din.uem.br/~jmpinhei/SI/07%20Introducao.pdf
  • DENDRAL

    DENDRAL
    O programa DENDRAL (Buchanan et al., 1969) foi um exemplo inicial da abordagem de métodos fracos. Ele foi
    desenvolvido em Stanford, onde Ed Feigenbaum (um antigo aluno de Herbert Simon), Bruce
    Buchanan (filósofo transformado em cientista de computação) e Joshua Lederberg (geneticista
    laureado com um Prêmio Nobel) formaram uma equipe para resolver o problema de inferir a
    estrutura molecular a partir das informações fornecidas por um espectrômetro de massa.
  • Reinvenção dos algoritmos de retro programação

    Em meados dos anos 1980, pelo menos quatro grupos diferentes reinventaram o algoritmo de
    aprendizado por retroprogramação, descoberto pela primeira vez em 1969 por Bryson e Ho. O
    algoritmo foi aplicado a muitos problemas de aprendizado em ciência da computação e psicologia, e
    a ampla disseminação dos resultados na coletânea Parallel Distributed Processing (Rumelhart e
    McClelland, 1986) causou grande excitação.
  • Problemas NP-completos

    Conjunto dos problemas de decisão que são polinomialmente verificáveis https://www.ime.usp.br/~pf/analise_de_algoritmos/aulas/NPcompleto.html
  • Sistemas especialistas

    Na década de 1970, a IA enfatizava o
    desenvolvimento de “sistemas especialistas” (também chamados “sistemas baseados emconhecimento”) que podiam, se fosse dado o conhecimento de domínio apropriado, equiparar ou
    superar o desempenho de especialistas humanos em tarefas específicas bem definidas.
  • Shakey (1966 / 1972)

    Shakey (1966 / 1972)
    Considerado o primeiro robô móvel capaz de raciocinar sobre suas próprias ações
  • Sistema de Símbolos Físicos (Newell e Simon)

    Essa hipótese afirma que “um sistema de símbolos físicos têm os meios
    necessários e suficientes para uma ação inteligente geral”
  • Sistema R1

    primeiro sistema especialista comercial bem-sucedido, o R1, iniciou sua operação na Digital
    Equipment Corporation (McDermott, 1982). O programa ajudou a configurar pedidos de novos
    sistemas de computadores; em 1986, ele estava fazendo a empresa economizar cerca de 40 milhões
    de dólares por ano.