A expansão romana

  • 264 BCE

    Primeira Guerra Púnica

    Primeira Guerra Púnica
    Roma entrou em Guerra contra Cartago para domina-la devido as suas terras férteis e o interesse de destruir a hegemonia cartaginense no Mediterrâneo. Depois de 23 anos de guerra, Roma venceu a batalha. Os perdedores tiveram que pagar um pesado tributo aos vencedores
  • 218 BCE

    Segunda Guerra Púnica

    Segunda Guerra Púnica
    Cartago ainda possuía importantes domínios territoriais e passou a explorar minas de pratas na Espanha. Essa ação deixou os romanos descontentes e enviaram uma delegação para Cartago, mas foram surpreendidos com uma força de 60 mil homens liderados por Aníbal Barca. Derrotando alguns romanos pelo caminho, essa tropa foi se aproximando cada vez mais de Roma, mas eles não conseguiram entrar, já que foram derrotados pelos romanos e, em seguida, foram para sua cidade se defender dos romanos.
  • 149 BCE

    Terceira Guerra Púnica

    Terceira Guerra Púnica
    Com o domínio Evidente de Roma sobre o Mediterrâneo, para demonstrar sua força, os romanos impuseram em seu acordo de paz que Cartago só poderia entrar em batalhas com a aprovação do senado. E com uma estratégia suja, mandaram alguns de seus vizinhos invadir Cartago que reagiu a invasão, o que desencadeou uma guerra que durou 3 anos entre os dois graças a quebra do acordo de paz pela parte de Cartago. A guerra terminou com a vitória de Roma.
  • 132 BCE

    Reforma Agrária

    Reforma Agrária
    O poder oligárquico dos patrícios estava ameaçado pelas pressões exercidas pelos camponeses, já que eles queriam participar da política pois, com as Guerras Púnicas, o números de terras e escravos aumentou, com isso a influência dos camponeses aumentou muito. A desigualdade social e a falta de terra para os plebeus gerou muita tensão social, neste contexto surgiram os irmãos Graco que propuseram a reforma agrária. Ela propunha a distribuição de terras públicas para os que estavam desempregados.
  • 66 BCE

    Primeiro Triunvirato

    Primeiro Triunvirato
    Um governo criado pela junta militar, seus membros eram: Júlio César, Pompeu e Crasso. Eles estabeleceram uma nova forma de administração na política, sendo ela a partilhada.
  • 46 BCE

    Júlio césar Ditador

    Júlio césar Ditador
    Crasso morre em batalha gerando uma desestabilização do poder entre Júlio César e Pompeu, que gerou uma guerra entre os dois. Com a Vitória de Júlio, Ele se auto proclama o Ditador Vitalício de Roma. Porém após 2 anos de governo ,Júlio César é assassinado em razão a sua ameaça ao sistema republicano.
  • 27 BCE

    O Alto Império

    O Alto Império
    Época marcada pela supremacia militar, Roma legitimou a ascensão política de generais que concentraram títulos e poderes, dando ao Império romano características monárquicas. Alta mão de obra escrava graças as guerras de expansão. Com o poder da máquina de guerra romana e a centralização politico-administrativa deram ao Império um período de paz que ficou conhecido como Pax Romana (nenhuma expansão territorial).
  • 72

    Pão e Circo

    Pão e Circo
    Politica criada por Roma para cessar a insatisfação social da população. Ela consistia em basicamente comida e entretenimento de graça para a população, evitando assim reclamações politicas pois a população estaria ocupada nos coliseus ao invés de nas ruas reclamando sobre seus lideres.
  • 235

    Baixo Império

    Baixo Império
    Diminuição do número de escravos, já que pararam de conquistar outras terras (Pax Romana). Com isso gerou instabilidade política e econômica. O que fragmentou a política e a ruralização do império romano
  • 313

    Édito de Milão

    Édito de Milão
    Medida tomada por Constantino que proclamou neutra a religião de Roma, parando assim, todas as perseguições religiosas que ocorriam, principalmente dos cristãos.